quinta-feira, 5 de junho de 2008

DO SONHO AOS ARES


UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ – UREI
RESENHA CRÍTICA DO FILME “DO SONHO AOS ARES”
por Ariane Sales, pedagoga, supervisora escolar

arianesales18@gmail.com

O vídeo tem início com uma pergunta: “Você conhece estes homens?” e, na seqüência, vemos a imagem de três homens mundialmente conhecidos: Leonardo Da Vinci, Thomas Edison e Albert Einstein, seguidas da frase: “Nós também fazemos parte deste time.” Imagina-se, então, que o filme tenha a ver com inteligência e, principalmente com invenção. Com a informação sobre o Centenário do vôo 14 BIS tudo se encaixa: Santos Dumont, brasileiro que concebeu um dos grandes inventos da humanidade, fica ao lado de outros grandes inventores, europeus e estadunidenses.

Mas a principal mensagem que fica é a certeza de que esses homens acalentaram sonhos (considerados, em sua época, impossíveis), mas além de sonhar, pensaram possibilidades de realização. Fizeram projetos, executaram, tentaram inúmeras vezes, fracassaram, “caíram” em plena tentativa, erraram, mas, sobretudo, acertaram, inventaram, fizeram acontecer. Isso porque ousaram sonhar, mudar a realidade, alterar a dinâmica de sua vida e localidade.

No âmbito educacional, falta-nos muito desse espírito inquieto, insatisfeito, crítico, ousado que tais homens tiveram. A coragem de ousar, de realizar mudanças, mesmo se expondo aos erros e fracassos que permeiam toda e qualquer mudança. Penso que podemos ser mais quando queremos e fazemos mais. Mas para tanto, impreterivelmente pagamos um preço e, às vezes, por isso, não nos arriscamos em tentar o diferente.

Documentário imperdível!


Um comentário: