Com a mecanização dos sistemas de produção, advinda com a Revolução Industrial passamos a uma nova perspectiva de vida, o mundo está em constantes transformações, o acesso as informações é intenso e acelerado. Associamos muitas vezes tecnologias apenas ao computador e à internet, no entanto, qualquer conhecimento, procedimento ou instrumento utilizado na produção, difusão, transmissão e armazenamento de informação, pode ser considerado tecnologia. A tecnologia já se faz necessária também e principalmente na escola, pois ao contrário ficaremos excluídos de uma sociedade em constante mudança, há uma gama cada dia maior de novos conceitos, produtos e “necessidades”. A própria LDB estabelece que o ensino seja adequado à realidade do mundo, portanto a utilização de tecnologias na escola é uma condição essencial para inserção do cidadão na sociedade atual. Faz-se essencial que nós escola estejamos inclusos para podermos incluir noss@s educand@s a se tornarem indivíduos ativ@s, não apenas mer@s telespectadores, que utilizemos o que está mesmo que precariamente à disposição e que direta ou indiretamente @s alun@s têm acesso como ferramenta facilitadora na aprendizagem. A internet, por exemplo, permite pesquisar, conhecer a opinião de outras pessoas; uma interatividade da escola com o mundo, entre outros, mas para tanto @ profess@r tem que possuir domínio dos recursos que @s alun@s usam, transformando-os em instrumentos de ensino-aprendizagem.
POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA? È necessário compreender que as mudanças ocorrem muito rapidamente na sociedade e a escola não pode ficar à margem dessas mudanças. A evolução tecnológica que ora acontece, atinge todos os segmentos da sociedade. A escola que é uma instituição muito importante na vida do ser humano, também deve ser alcançada por esta evolução. É bem verdade que neste segmento as mudanças acontecem de forma bem mais lenta, mas é imprescindível que elas aconteçam. Quando se fala em tecnologia se pensa logo em computador, porém sabe-se que tecnologia é tudo que é feito para facilitar a vida e o trabalho do homem, portanto, ela se faz presente em todos os lugares inclusive, na escola. Porém as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente o computador e a Internet, sem dúvidas são as que mais têm provocado implicações no processo de ensino e aprendizagem, considerando que a maioria dos educadores não foi preparada, em suas formações acadêmicas para utilizarem esse aparato tecnológico como recurso pedagógico. No entanto, são comuns no dia a dia da maioria dos estudantes, visto que já nasceram nesta era tecnológica. Usar ou incorporar as TIC na escola e no trabalho pedagógico do professor não é mais uma opção torna-se uma necessidade, tendo em vista que é indispensável formar cidadãos críticos e criativos que sejam capazes de pensar, refletir, criticar e agir dentro de uma perspectiva tecnológica. Também deve-se considerar que o uso dessa “nova tecnologia” computador e Internet, proporciona ao educando ser autor e construtor de seu próprio conhecimento de forma individual, interativa e coletiva, sem necessariamente ter que estarem no mesmo lugar (sala de aula), tendo conseqüentemente uma aprendizagem autônoma e significativa. Outro ponto que também merece ser destacado é a interatividade entre as disciplinas, a cooperação e coletividade no trabalho dos professores. Portanto, conclui-se que as TIC, são importantes ferramentas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento do raciocínio das pessoas, propiciando riquíssimas situações de aprendizagem. Telma Inês 14/19/2011
São naturais os questionamentos quanto surgem novas tecnologias, principalmente pela maneira como serão utilizada na sociedade, como já vimos em outros tempos, um exemplo tipico foi a revolução industrial. A necessidade de nos adaptamos as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é primordial para que possamos disseminar esse conhecimento. Precisamos que as TIC sejam inseridas nos projetos pedagógicos das escolas para que tantos os educadores como os educandos, tenham contato direto com essas tecnologias pois o domínio das mesmas proporcionara a ampliação da capacidade de informação e comunicação.
A Escola e as novas tecnologias Jackson Silva de Sousa
Nas ultimas décadas,novas tecnologias e midias se incorporaram a nossa vida diária numa velocidade ofuscante,exigindo de nós agilidade e capacidade para manuseá-las em quase todos os ramos de atividade da sociedade.Vivemos um momento em que o conhecimento técnico se tornou impressindivel,pois demarca terreno importante nas relações humanas.Nesse sentido a educação precisa demarcar sua área de atuação e acompanhar a evolução e revolução da informação. Profesores e estudantes precisam se adaptar a essa nova ordem,a ordem do mundo virtual e da informação volátil.Para isso precisam encontrar a resposta de como utilizar computadores e outros aparelhos a serrviço dos processos de ensino e aprendizagem.A escola é o lugar ideal para a disseminação do conhecimento tecnológico pois é onde se pode processar esse conhecimento utilizando os instrumentos e as ferramentas pedagogicas de forma coletiva.É onde podemos pensar numa educação digital inclusiva e em sujeitos capazes de provocar mudanças e promover a chamada “tecnodemocracia” e combater o “apartheid” digital que ainda prevalece nas nossas escolas e comunidades. As novas tecnologias de informação e comunicação vieram nos colocar na era do trabalho coletivo.O professor precisa se conectar com essa cultura,aprender a dominar e a utilizar corretamente os recurssos tecnnológicos e dessa forma poder proporcionar resultados positivos para a escola e para educação como um todo. Infelizmente, na maioria de nossas escolas, o laboratório de informatica e o computador apesar da preferência dos alunos, ainda não estão sendo utilizados de forma significativa,pois a maioria dos educadores talvez por falta de habilidade com o equipamento ainda resistem em utilizá-los. Dessa forma,se faz necessário, antes de qualquer iniciativa pedagógica nas escolas ou em qualquer ambiente educacional com relação a inclusão de novas tecnologias,capacitar o professor.Sem uma boa formação e sem um bom nível de conhecimento e de informação é impossivel se penssar em inclusaão digital e na democratização da mesma na escola.
Com a mecanização dos sistemas de produção, advinda com a Revolução Industrial passamos a uma nova perspectiva de vida, o mundo está em constantes transformações, o acesso as informações é intenso e acelerado.
ResponderExcluirAssociamos muitas vezes tecnologias apenas ao computador e à internet, no entanto, qualquer conhecimento, procedimento ou instrumento utilizado na produção, difusão, transmissão e armazenamento de informação, pode ser considerado tecnologia. A tecnologia já se faz necessária também e principalmente na escola, pois ao contrário ficaremos excluídos de uma sociedade em constante mudança, há uma gama cada dia maior de novos conceitos, produtos e “necessidades”. A própria LDB estabelece que o ensino seja adequado à realidade do mundo, portanto a utilização de tecnologias na escola é uma condição essencial para inserção do cidadão na sociedade atual. Faz-se essencial que nós escola estejamos inclusos para podermos incluir noss@s educand@s a se tornarem indivíduos ativ@s, não apenas mer@s telespectadores, que utilizemos o que está mesmo que precariamente à disposição e que direta ou indiretamente @s alun@s têm acesso como ferramenta facilitadora na aprendizagem. A internet, por exemplo, permite pesquisar, conhecer a opinião de outras pessoas; uma interatividade da escola com o mundo, entre outros, mas para tanto @ profess@r tem que possuir domínio dos recursos que @s alun@s usam, transformando-os em instrumentos de ensino-aprendizagem.
Bruna Ferreira de Oliveira (14/09)
POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?
ResponderExcluirÈ necessário compreender que as mudanças ocorrem muito rapidamente na sociedade e a escola não pode ficar à margem dessas mudanças. A evolução tecnológica que ora acontece, atinge todos os segmentos da sociedade. A escola que é uma instituição muito importante na vida do ser humano, também deve ser alcançada por esta evolução. É bem verdade que neste segmento as mudanças acontecem de forma bem mais lenta, mas é imprescindível que elas aconteçam.
Quando se fala em tecnologia se pensa logo em computador, porém sabe-se que tecnologia é tudo que é feito para facilitar a vida e o trabalho do homem, portanto, ela se faz presente em todos os lugares inclusive, na escola. Porém as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente o computador e a Internet, sem dúvidas são as que mais têm provocado implicações no processo de ensino e aprendizagem, considerando que a maioria dos educadores não foi preparada, em suas formações acadêmicas para utilizarem esse aparato tecnológico como recurso pedagógico. No entanto, são comuns no dia a dia da maioria dos estudantes, visto que já nasceram nesta era tecnológica.
Usar ou incorporar as TIC na escola e no trabalho pedagógico do professor não é mais uma opção torna-se uma necessidade, tendo em vista que é indispensável formar cidadãos críticos e criativos que sejam capazes de pensar, refletir, criticar e agir dentro de uma perspectiva tecnológica. Também deve-se considerar que o uso dessa “nova tecnologia” computador e Internet, proporciona ao educando ser autor e construtor de seu próprio conhecimento de forma individual, interativa e coletiva, sem necessariamente ter que estarem no mesmo lugar (sala de aula), tendo conseqüentemente uma aprendizagem autônoma e significativa. Outro ponto que também merece ser destacado é a interatividade entre as disciplinas, a cooperação e coletividade no trabalho dos professores.
Portanto, conclui-se que as TIC, são importantes ferramentas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento do raciocínio das pessoas, propiciando riquíssimas situações de aprendizagem.
Telma Inês
14/19/2011
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ResponderExcluirSão naturais os questionamentos quanto surgem novas tecnologias, principalmente pela maneira como serão utilizada na sociedade, como já vimos em outros tempos, um exemplo tipico foi a revolução industrial. A necessidade de nos adaptamos as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é primordial para que possamos disseminar esse conhecimento.
ResponderExcluirPrecisamos que as TIC sejam inseridas nos projetos pedagógicos das escolas para que tantos os educadores como os educandos, tenham contato direto com essas tecnologias pois o domínio das mesmas proporcionara a ampliação da capacidade de informação e comunicação.
A Escola e as novas tecnologias
ResponderExcluirJackson Silva de Sousa
Nas ultimas décadas,novas tecnologias e midias se incorporaram a nossa vida diária numa velocidade ofuscante,exigindo de nós agilidade e capacidade para manuseá-las em quase todos os ramos de atividade da sociedade.Vivemos um momento em que o conhecimento técnico se tornou impressindivel,pois demarca terreno importante nas relações humanas.Nesse sentido a educação precisa demarcar sua área de atuação e acompanhar a evolução e revolução da informação. Profesores e estudantes precisam se adaptar a essa nova ordem,a ordem do mundo virtual e da informação volátil.Para isso precisam encontrar a resposta de como utilizar computadores e outros aparelhos a serrviço dos processos de ensino e aprendizagem.A escola é o lugar ideal para a disseminação do conhecimento tecnológico pois é onde se pode processar esse conhecimento utilizando os instrumentos e as ferramentas pedagogicas de forma coletiva.É onde podemos pensar numa educação digital inclusiva e em sujeitos capazes de provocar mudanças e promover a chamada “tecnodemocracia” e combater o “apartheid” digital que ainda prevalece nas nossas escolas e comunidades.
As novas tecnologias de informação e comunicação vieram nos colocar na era do trabalho coletivo.O professor precisa se conectar com essa cultura,aprender a dominar e a utilizar corretamente os recurssos tecnnológicos e dessa forma poder proporcionar resultados positivos para a escola e para educação como um todo.
Infelizmente, na maioria de nossas escolas, o laboratório de informatica e o computador apesar da preferência dos alunos, ainda não estão sendo utilizados de forma significativa,pois a maioria dos educadores talvez por falta de habilidade com o equipamento ainda resistem em utilizá-los.
Dessa forma,se faz necessário, antes de qualquer iniciativa pedagógica nas escolas ou em qualquer ambiente educacional com relação a inclusão de novas tecnologias,capacitar o professor.Sem uma boa formação e sem um bom nível de conhecimento e de informação é impossivel se penssar em inclusaão digital e na democratização da mesma na escola.