segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MEC divulga médias das notas do Enem

 E lança ferramenta de treinos 

Melhor desempenho foi em matemática; pior em ciências da natureza. 

A partir desta terça-feira (26), escolas poderão ter acesso às notas.

Mercadante durante a coletiva nesta segunda (25)

O ministro da Educação, Aloizo Mercadante, divulgou nesta segunda-feira (25) as médias das notas dos concluintes no ensino médio que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O melhor desempenho foi em matemática (533,43); seguido por ciências humanas (533,18); redação (529,14); linguagens (502,52); e ciências da natureza (486,28).
O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) terá uma ferramenta na qual o estudante poderá comparar sua nota individual com a média da escola, e a instituição poderá ver um mapa do desempenho de todos os seus alunos por área de conhecimento. A ferramenta estará disponível a partir desta terça-feira (26).
Segundo o ministro, o estudante terá a oportunidade de acompanhar o seu desempenho e comparar com o de outros colegas da escola. “Nós do MEC procuramos dar as informações mais precisas possíveis para o estudante saber como ele foi, se quiser fazer um novo enem. Nosso objetivo é pedagógico", afirmou.
O Inep também vai disponibilizar uma ferramenta na qual o estudante poderá fazer exercícios simulados do conteúdo do Enem, ver o seu desempenho, pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento. A ferramenta "Geekie Games", desenvolvida pela start up Geekie, foi disponibilizidada no G1 nas semanas que antecederam o Enem.
O MEC vai ainda divulgar nesta terça-feira (26) as notas de cada escola no Enem do ano passado.
Questionado sobre os rankings de desempenho das escolas no Enem que são feitos anualmente pela imprensa, Mercadante afirmou que o papel do governo é informar. “Eu sou favorável a toda transparência de informação pedagógica. A forma de apresentar as informações compete à imprensa. Cada um tem a sua leitura das informações. O papel do Estado é dar informação pura e transparente", diz Mercadante.Veja a reportagem na íntegra no link abaixo.
 Mercadante durante a coletiva nesta segunda (25) (Foto: G1)http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/11/mec-divulga-medias-das-notas-do-enem-e-lanca-ferramenta-de-treinos.html

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Qualificação profissional

Professores farão formação em inglês em universidades dos EUA

Quarta-feira, 06 de novembro de 2013 - 17:25

Os 526 professores selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) vão fazer a formação de 13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, em diversas universidades norte-americanas. Esses professores de inglês são efetivos em redes públicas da educação básica de 25 das 27 unidades da Federação. Apenas o Acre e Roraima não enviarão educadores para o intercâmbio.
A capacitação pelo PDPI compreende três modalidades de cursos: desenvolvimento de metodologias, dirigido a professores com conhecimentos avançados na língua inglesa; cursos de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediários I e II, para educadores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua. Nas três modalidades o curso é intensivo, tem duração de seis semanas, e abrange atividades acadêmicas e culturais.

Essa ação do governo federal, que está sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pretende valorizar os profissionais das redes públicas da educação básica e fortalecer o domínio das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – entre outros objetivos.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos integra outras iniciativas do Ministério da Educação que valorizam o magistério público, como os mestrados profissionais criados para qualificar educadores em cada área do conhecimento. Já estão em vigência os mestrados profissionais em matemática, letras e física.

Calendário – O Edital nº 39/2013, que trata do PDPI, traz o calendário das atividades, que compreende desde a inscrição do professor, até os dias de embarque para os Estados Unidos e de retorno ao Brasil. Os próximos prazos a que os 526 educadores selecionados devem ficar atentos são: até 30 de novembro, enviar cópia do passaporte; de 6 a 10 de janeiro de 2014, participar da orientação da pré-partida e concessão do visto de entrada nos Estados Unidos; de 9 a 12 de janeiro de 2014, período de embarque; de 13 de janeiro a 21 de fevereiro, desenvolvimento das atividades nas universidades; de 21 a 23 de fevereiro, retorno ao Brasil.

Para a viagem, o professor terá custeados os itens: passagens aéreas para deslocamentos dentro do Brasil e do Brasil aos Estados Unidos, ida e volta; seguro saúde; alojamento no campus da universidade onde o professor vai estudar; alimentação, taxas escolares, materiais didáticos e ajuda de custos no valor de 500 dólares norte-americanos.

Ionice Lorenzoni

http://portal.mec.gov.br

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VII FECITEC







A 7ª FECITEC ( Feira de Ciências e Tecnologia Sul do Maranhão), acontecerá nos dias 04, 05, 06 e 07 de outubro, onde os visitantes poderão apreciar trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e privadas do ensino Fundamental, Médio e Universitário de várias regiões do país, como também representantes de países vizinhos como a Colômbia. A Feira acontece no Ginásio da Igreja São Francisco, com entrada pela rua Pernambuco, próximo à praça de Fátima. Prestigie este grande evento que vem incentivando as novas gerações o gosto pelo estudo e pela pesquisa. Você só tem a ganhar!