quarta-feira, 13 de julho de 2011

PORTAL DO ALUNO

PORTAL DO ALUNO
Você adora fazer amigos, aprender coisas novas e trocar ideias com seus colegas e professores? E que tal conhecer alunos de outros lugares do Brasil e fazer trabalhos de aula em um ambiente descontraído e interessante? Gostou? Então o Portal do Aluno foi criado especialmente para você.

http://www.portaldoaluno.org.br/login;jsessionid=3D4A32E31412977CDD168618F6E46191

Observe algumas funcionalidades do Portal do Aluno.

Comunique-se
Alunos e professores de todo o Brasil se encontram na rede social do portal. Nela você pode fazer novos amigos, criar comunidades, trocar ideias e saber o que está acontecendo na sua escola.Nas disciplinas você pode trocar ideias no fórum por meio dos debates que acontecem entre os participantes. Além disso, você tem um espaço onde pode dizer algo sobre um recado deixado pelo seu professor e tirar suas dúvidas.

Informe-se
Que tal reunir várias fontes de notícias e ferramentas interessantes, como tradutor e calculadora, tudo em um só lugar? Em Notícias e Acessórios você pode. Basta personalizar sua página para ficar sempre atualizado.

Na rede social você encontra o mural, para ficar por dentro do que seus amigos estão fazendo e compartilhar seus pensamentos. Lá também aparecem as últimas atualizações e conversas das suas comunidades e da sua escola.

Nas disciplinas e comunidades você encontra materiais recomendados de acordo com diversos assuntos, além de arquivos adicionados pelos próprios participantes.

Aprenda
O espaço de aula do Portal do Aluno reúne disciplinas da sua escola. Nelas você fica por dentro das atividades propostas pelos seus professores e pode fazer trabalhos com seus colegas, saber o que eles estão dizendo e recomendando e debater sobre temas variados no fórum.

Na Midiateca, você encontra diversos materiais para sua pesquisa: objetos educacionais, links, vídeos, animações, imagens, gravações de áudio e outros trabalhos do portal.

Quer criar uma comunidade para trocar ideias ou para estudar? Você pode! Promova discussões, troque informações e divulgue arquivos interessantes.

Organize seus estudos
Quer ficar por dentro dos trabalhos e exercícios que tem que entregar? Nas suas disciplinas você acompanha os recados do seu professor e fica sabendo das atividades a fazer.

Que tal guardar todos os seus arquivos num só lugar? Em arquivos você encontra seus documentos pessoais e também aqueles que adicionou nas suas comunidades e disciplinas.

Se durante sua pesquisa você gostar de algum conteúdo, marque que gostou e encontre-o organizado em categorias na rede social.



--



sábado, 9 de julho de 2011

Aniversariante do Mês


Nossa amiga Ana Célia completa mais uma primavera este mês. Parabéns Ana, que Deus ilumine e guie seus passos hoje e sempre.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Imperatriz em Foco

A Coordenadora da Supervisão de Tecnologias Educacionais-STE, Akemi Wada e o Prof. Santiago Sinézio Andrade Filho, Diretor do Ensino a Distância do IFMA estiveram em Imperatriz nos dias 07 e 08 de julho, visitando os Pólos em Imperatriz na CE Dorgival Pinheiro de Sousa e Porto Franco na UI Clarindo Santiago onde funcionam os cursos do Etec.

Lançado em 2007, o sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.


PRÊMIO VICTOR CIVITA 2011

15 mil reais (e mais 3 motivos) para participar do Prêmio Victor Civita

O maior prêmio da Educação do Brasil traz a chance de divulgar seu trabalho, obter valorização e contribuir para a produção de conhecimento

Daniele Pechi (daniele.paula@abril.com.br)

Mais sobre o Prêmio Victor Civita 2011

Informações

Nesta época do ano, quando chega a época das inscrições do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 (agora em sua 14ª edição), muitos professores se questionam se vale a pena dedicar um tempo para organizar o material e participar do concurso. É verdade que o processo dá um pouco de trabalho: afinal, é preciso enviar um relatório completo sobre um projeto que tenha contribuído para a melhoria da aprendizagem. Além disso, é essencial mostrar o que a turma aprendeu - de preferência, com resultados que comprovem que a proposta foi bem sucedida.

Quem chegou lá, entretanto, garante: o esforço tem recompensa. E ela não é só monetária. "Ter a chance de obter o retorno dos selecionadores sobre as atividades desenvolvidas me ajudou muito melhorar a prática de sala de aula", afirma a professora Milca Luiza Toyneti dos Santos, de São Paulo, uma das vencedoras do Prêmio em 2009.

Há outras vantagens. A seguir, listamos os principais motivos para você não ficar fora dessa premiação. As inscrições terminam no dia 10 de julho e serão feitas somente pela internet .

1 A chance de ganhar 15 mil reais

Está certo: dinheiro não é a coisa mais importante, mas convenhamos que funciona como um atrativo para a participação. Os Educadores Nota 10 recebem 15 mil reais em suas contas pessoais como reconhecimento pela dedicação e um incentivo para que continuem a fazer bons trabalhos nas escolas em que dão aulas.


2 A oportunidade de divulgar o trabalho realizado

Muitas vezes, um professor desenvolve excelentes projetos pedagógicos, obtém resultados positivos com impacto na aprendizagem dos alunos e... a iniciativa morre aí. Nem a Secretaria de Educação nem os colegas de outras escolas da rede ficam sabendo - não raro, eles podem passar pelos mesmos problemas e não saber como resolvê-los. Ao se inscrever no Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, você estará divulgando o trabalho realizado em sua escola para um público especializado e isso certamente ajuda na promoção do projeto e na sua replicação.


3 A valorização profissional

Certamente o participante se sentirá pessoal e profissionalmente valorizado - e isso influencia diretamente o clima da escola e favorece o envolvimento dos alunos e da comunidade em projetos futuros. "Fui reconhecida por pais, colegas de trabalho e, principalmente, pelos alunos e pude divulgar o meu trabalho", diz Marli Aparecida Salum, de Santa Catarina, professora ganhadora da categoria Ciências em 2006.

4 A produção de conhecimento pedagógico

É muito difícil encontrar um espaço para compartilhar o conhecimento de experiências bem sucedidas na área de Educação, adaptados à realidade escolar do Brasil. Ao mandar seu projeto, você estará ajudando a produzir conhecimento. Depois, esse registro pode ser enviado para a secretaria de Educação, sites voltados para o trabalho de professores e pedagogos, revistas da área, congressos e simpósios. "Uma das principais razões que me fez participar do Prêmio foi a troca de ideias para melhorar a Educação", diz Juliano Custódio Sobrinho, do Rio de Janeiro, professor de História que se tornou selecionador da premiação neste ano.